sexta-feira, 2 de abril de 2010

“FELIZ PÁSCOA!”

Caros Amigos,


Não lhes desejo "feliz Páscoa" pois essa celebração era destinada exclusivamente a israelitas. A última Páscoa foi celebrada por Jesus Cristo, ocasião em que ele instituiu a Ceia do Senhor, conforme podemos ler no Evangelho de Lucas, cap. 22, versos 7 a 20.

Os cristãos - compromissados com Jesus e seus ensinos [ não me refiro a grupos que se auto intitulam "evangélicos " , mas que não demonstram nenhuma intimidade com as Escrituras e vivem "aprontando " ]

Como dizia, os autênticos Cristãos celebram o dia da Ressurreição.

A palavra Páscoa deriva do termo hebráico "pessah" que significa " passar sobre " . Por isso, nas Bíblias em Inglês é traduzida por "passover" .

E por que passar sobre?

Quando da instituição da 1a. celebração da Páscoa - orientados por Deus - os israelitas deviam observar um detalhado ritual , entre eles, imolar [ matar] um cordeiro e aspergir o seu sangue nos batentes e laterais de suas portas. Quando o emissário de Deus passasse para exterminar os primogênitos (10a. e última praga que induziu ao Faraó, finalmente libertar o povo israelita da escravidão egípcia) os israelitas, que haviam espargido o sangue em suas portas, tinham seus primogênitos poupados, pois o emissário passaria por cima (pessah) .

Por orientação de Deus essa celebração deveria ser repetida periodicamente até a vinda do Messias (Jesus) - o Cordeiro de Deus, que com o seu sangue derramado na Cruz , uma vez por todas, para nos salvar , substituiu o cordeiro que era morto periodicamente para pagar os pecados do povo. Mas, diferentemente do cordeiro da Páscoa, que evidentemente, não ressuscitava, Jesus venceu a morte, ressuscitou e, assim, nos concedeu a salvação, ou seja, a todos que nele crêem como Salvador, dispensando quaisquer sacrifícios ou celebração de Páscoa.

Detalhes completos da instituição da Páscoa são registrados no livro de Êxodo, capítulo 12.

Não há em o Novo Testamento nenhuma referência á celebração de Páscoa, excetuando-se aquela última acima mencionada.

Na carta de Paulo ao Coríntios, cap.11, versos 23 a 28, deparamo-nos com o Apóstolo Paulo orientando os cristãos quanto à celebração da ceia do Senhor (celebração memorial, ou seja, não tem nenhum efeito sacramental, apenas trata-se de um ato que relembra a morte e ressurreição do Senhor Jesus.

Desculpem-me por delongar-me, mas desejei esclarecer esta matéria tão relevante e tão lamentavelmente distorcida por quem não observa o ensino bíblico.

O Senhor os abençoe prodigamente. e confiem no Senhor Jesus ressurrecto.

Rubens Brea

Nenhum comentário: